Por conta disso, e também pela vontade de controlar os ingredientes e criar sabores, em visita à cidade que considero natal, resolvi me aventurar na produção caseira. Sob a supervisão e constante orientação de minha mãe, cujos pães são famosos, misturei todas as farinhas sem glúten disponíveis e, mágica, o resultado foi ótimo!
O aprendizado foi o de que é possível fazer diversos tipos de pães sem glúten, com os ingredientes disponíveis. E vale adicionar temperos, ficam maravilhosos!
Ingredientes
-2 xícaras de farinha de soja
- 2 xícaras de farinha de milho em flocos
- polvilho doce
- farelo de soja
- 2/3 de colher de sopa de sal
- 1/2 xícara de moranga cabotiá cozida
- 100g de tofu
- 1 xícara de água
- 1 batata doce pequena
- 5 colheres de óleo (preferencialmente de milho ou arroz)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de fermento biológico
Modo de preparo
Bata a moranga, o tofu e a batata com um pouco da água, em um mixer ou liquidificador.Adicione o óleo, o sal e o restante da água. Misture a farinha de milho e de soja. Coloque o açúcar e o fermento em um pouco de água quente, e adicione ao restante. Aos poucos, vá acrescentando punhados de polvilho e farinha de soja, até que adquira uma consistência firme, que permita fazer pequenos bolinhos. Recomendo que sejam feitos pãezinhos pequenos, pois eles ficam um pouco quebradiços se tiverem formato maior.
Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de cerca de 180 graus, por aproximadamente 40 minutos. Convém observar o processo, pois o tempo pode variar, de acordo com cada forno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário