Com amor & com sabor

Com amor & com sabor

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bolo de nozes vegano (com glúten)

Convencer crianças imersas em uma cultura de consumo de carne e derivados de animais que os alimentos veganos são muito gostosos  costuma ser uma tarefa árdua... Não que não gostem, mas sua exposição demasiada à alimentação industrializada e superprocessada, ao fast food, às gorduras e doces em excesso,  acabam por torná-las reticentes diante de alimentos um pouco mais saudáveis. 
Assim, para mim é sempre uma satisfação pessoal vê-las degustando e se deliciando com a culinária vegan. E isso acontece, quase que como regra, com o bolo de nozes.
Tudo começou com uma encomenda infantil: um bolo de nozes, mas que eu pudesse participar do lanche. Gostosuras e companhia, em resumo! Procurei algumas receitas tradicionais, vegetarianas e veganas na internet, fiz algumas adaptações e mesclas e, voilá (!!), ficou mesmo ótimo! Convenceu tanto o paladar infantil que costuma ser um pedido recorrente (e já  não acredito mais que seja pela companhia...).

Um alerta: com a receita é mais antiga, estou publicando com sua configuração original, com farinha de trigo. Ainda não fiz o teste, mas acredito que possa ser, sem problemas, substituída por FSG (farinha sem glúten) e/ou farinha de arroz. Quando experimentar, compartilharei!



Ingredientes
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de nozes moídas 3/4 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara e 1/4 de água ou leite de soja
1/2 xícara de óleo vegetal






Modo de Preparo
Peneire todos os ingredientes secos numa tigela, misturando-os.  Acrescente o óleo e, por último, a água ou leite de soja. Misture  até obter uma massa consistente e lisa. Coloque numa forma pequena untada. Leve ao forno pré-aquecido e asse, em temperatura aproximada de 180°C, por cerca de 30 minutos, ou até que o centro do bolo esteja seco. 

O bolo pode ser decorado com uma cobertura feita de leite condensado de soja, acrescido de nozes (prometo a receita em outra oportunidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário