O abacate nunca me seduziu muito, acostumada que fui, desde a infância, a vê-lo utilizado em uma sobremesa, uma espécie de creme com açúcar e limão (algumas vezes também com leite). Até fazer uma viagem para o Chile, onde ele é chamado de palta e, como em boa parte dos demais países sulamericanos, é consumido em versões salgadas, e não doces. E essa possibilidade, realmente, me agradou!
A palta ou agacuate é largamente utilizada, na tradição da América Espanhola, em saladas e lanches e, especialmente no México, assume uma versão saborosíssima, a chamada guacamole. Há diversas receitas de guacamole - algumas das quais incluem temperos como o coentro fresco -, mas eu prefiro aquela mais básica. E, embora possa ser feita com qualquer abacate, o melhor resultado é obtido com o avocado, uma variedade pequena e negra que tem origem precisamente mexicana.
Ela serve especialmente como acompanhamento para tortillas e nachos (que, recomendo, sejam feitos com farinha de milho, portanto sem glúten), mas também fazem bonito com saladas ou outros tipos de biscoitinhos ou pães.
Na receita que apresentarei, até mesmo porque nunca tentei fazer nachos (embora isso esteja nos meus planos, sim!), recomendo a utilização do Doritos no sabor original (tortilha de milho branco). Embora eu não seja uma entusiasta dos alimentos industrializados - muito pelo contrário - fato é que o produto em questão torna o lanche mais prático e, no sabor indicado, não contém os aditivos químicos presentes nos outros sabores. Consta, na embalagem, que seus ingredientes são milho branco, óleos vegetais e sal (uma versão mais natureba do salgadinho, portanto...). Só um lembrete: embora seja feito de milho, que é naturalmente isento de glúten, o Doritos pode ter traços da proteína, pois é produzido em equipamentos que processam alimentos que a contém (de modo que não é recomendado para celíacos).
Ingredientes
- 3 abacates da variedade avocado ou 1 abacate grande (devem estar maduros, o que pode ser verificado com o toque - macios ao serem apertados)
- 1/2 cebola pequena
- 1 tomate médio
- suco de 1 limão taithi (mas pode ser também de outra variedade, como galego ou comum)
- sal a gosto
- pimenta a gosto
Modo de preparo
Esmague os abacates com um garfo. Pique a cebola e o tomate em pedaços pequenos. Misture-os e acrescente o suco de limão, o sal e, se desejar, a pimenta (pode também ser feito sem ela). Sirva acompanhando os nachos.