Com amor & com sabor

Com amor & com sabor

sábado, 25 de janeiro de 2014

Massa de arroz ao leite de coco (sem glúten)

Massas costumam ser a comida mais amigável para aqueles que, como eu, não são lá muito chegados à cozinha... Alguns poucos minutos, um molhinho qualquer e...  Pronto, ninguém irá morrer de fome!

O interessante, porém, é que, com certo cuidado, seleção mais apurada de ingredientes e alguma criatividade, o pratinho básico pode virar uma verdadeira maravilha!

Pois então... A partir do momento em que resolvi retirar o glúten de minha alimentação, começou uma busca por novos ingredientes e produtos, e uma das que mais me surpreendeu foi justamente a massa. A massa tradicional é feita a partir do trigo, que contém glúten, e as alternativas que encontrei são feitas à base de milho e arroz. Ambas muito gostosas, mas a que mais assemelha à de trigo, no sabor, é a de arroz. Ah, falo aqui das massas de arroz em formato convencional, e não das utilizadas na culinária japonesa (mais fininhas, que também são ótimas, mas não para receitas como a que estou propondo).

A massa ao leite de coco continua sendo um prato rápido e fácil (podendo ser facilmente utilizado em situações que demandam refeições de urgência), e foi descoberta meio ao acaso, diante de meu deslumbramento com o leite de coco e a inexistência de outros ingredientes para enriquecer o molho, certa feita. O resultado foi muito bem aceito, inclusive por crianças - o que para mim é uma garantia de que a generalidade das pessoas irá gostar! E, como tudo que estou propondo, admite variações!


Ingredientes
- um pacote de 500 gramas de massa de arroz (formato convencional)
- uma latinha de tomates pelados
- uma latinha (300 ml) de leite de coco
- azeite de oliva
- sal a gosto
- temperos a gosto (pode ser feita sem temperos, mas eu gosto de acrescentar alguns, como manjericão e páprica)




Modo de preparo
Prepare a massa, conforme indicação na embalagem, com um pouco de sal. Pronta, retire a água e acrescente os tomates pelados picados, o azeite de oliva (recomendo cerca de 4 colheres de sopa, mas  fica à escolha de cada um), o leite de coco, o sal a gosto e, se desejar, os temperos. Mantenha no fogo por alguns minutos, para aquecer o molho (que não é previamente preparado) - não precisa ficar muito tempo, não há necessidade de cozinhar muito o tomate, o legal mesmo é que seja só aquecido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário