Com amor & com sabor

Com amor & com sabor

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pastinha de Tofu

O tofu (em japonês 豆腐, tōfu) - também chamado queijo de soja - é um dos ingredientes mais fantásticos da culinária vegan. Pode ser a base de vários pratos, doces ou salgados, adicionar diferentes níveis de consistência  e cremosidade e, sim, pode ser mesmo o próprio prato principal!

O problema e que ele e absolutamente incompreendido pelos não iniciados,  que esperam encontrar uma espécie de ricota, o que e totalmente equivocado. Não, o tofu não é uma ricota ou queijo, de modo que não adianta buscar nele um substituto de sabor para esses derivados lácteos. E, exceto quanto aqueles já previamente temperados, o tofu  na verdade não tem, quando não preparado, muito gosto. E esse e justamente seu mérito: você emprestara a ele o sabor de sua preferência! Tudo, na culinária, penso - e não só a vegan -, diz respeito aos temperos que adicionamos, que refletem, por exemplo, nossa situação geográfica, cultural e, assim, o modo como nossas preferências foram sendo construídas.

A pastinha de tofu, na minha opinião, é uma  das alternativas mais rápidas, divertidas e gostosas, e admite muitas combinações, dependendo  da destinação. Eu gosto da básica, somente com tofu, sal e azeite de oliva, como mistura para usar com pães no café da manhã. Mas ela também pode ser bem temperada, para acompanhar snacks, por exemplo com manjericão, pimenta, cenoura, tomates secos, azeitonas, e mesmo com combinações de elementos.

O resultado pode se modificar de acordo com o tipo de tofu, pois há variação em sua firmeza, de modo que algumas pastas podem ter a textura similar a de uma maionese, e outras ficarem mais próximas de um creme de ricota.

A receita, aqui, é a básica, mas, como já disse, você pode combiná-la com os vegetais e temperos que desejar, e é isso que irá enriquecê-la!

Ingredientes
- 150 gramas de tofu
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- um pouco de água (se o tofú for muito firme).


Modo de preparo
Em um mixer, misture o tofu, o sal e o azeite, e bata até atingir uma consistência cremosa. Se o tofu for muito duro, acrescente um pouco de água, para permitir atingir a textura de pastinha.
Se a mistura for incluir outro ingrediente, acrescentando volume (por exemplo, cenoura), adicione um pouco mais de água e/ou azeite e, a seu gosto, sal.
Uma alternativa interessante, para variar a textura, e fazer a pastinha somente com esmagamento do tofu, que fica melhor se feito à mão, dispensando o mixer. Nesse caso, o acréscimo de outros ingredientes exige que eles sejam previamente picadinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário